A agenda da semana em que se assinalou o Dia Mundial da Encefalite foi marcada por um evento histórico, que colocou esta condição neurológica em destaque como uma prioridade urgente de saúde pública.
No passado dia 19 de fevereiro, decorreu o lançamento do relatório técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a encefalite. Este evento decorreu no Welcome Trust, em Londres, e foi promovido pela Encephalitis International.
O documento intitulado “Encephalitis: Global Threats, Trends and Public Health Implications” oferece uma visão abrangente das ações prioritárias para enfrentar os desafios que envolvem a encefalite, nomeadamente relacionados com a prevenção, diagnóstico, tratamento, cuidados, consciencialização e inovação em investigação na área da encefalite.
Este relatório urgente resultou de uma petição lançada pela Encephalitis International em 2019, que reuniu 27,678 assinaturas. Mais tarde, em 2023, a Encephalitis International e a OMS chegaram a acordo para desenvolver um relatório técnico sobre a encefalite, com o contributo de colaboradores de todo o mundo.
Atualmente, o relatório está disponível apenas em inglês e pode ser descarregado aqui: Encephalitis: Global Threats, Trends and Public Health Implications.