Avançar para o conteúdo

O GENIE assinala o Dia Mundial da Encefalite na Universidade de Coimbra

  • por

No passado dia 22 de fevereiro, celebrou-se o Dia Mundial da Encefalite. Esta data dedica-se à sensibilização para esta doença que, anualmente, afeta cerca de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Para assinalar este dia, membros do GENIE e investigadores do CNC-UC e do MIA Portugal, participaram na iniciativa global #RED4WED, promovida pela associação britânica Encephalitis International. Esta campanha consiste na iluminação a vermelho — a cor associada à inflamação — de edifícios e monumentos emblemáticos em diversos países, reforçando a visibilidade e a consciencialização sobre a encefalite.

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de Coimbra aderiu à iniciativa, iluminando a sua icónica torre e juntando-se a mais de 200 edifícios em todo o mundo nesta ação de sensibilização.

Desde 1998, quando foi fundada a Encephalitis Support Group (atual Encephalitis International), apenas 2 em cada 1000 pessoas sabiam o que era a encefalite. Hoje, após inúmeras campanhas de sensibilização, cerca de 2 em cada 10 pessoas conhecem esta doença. Apesar deste progresso, ainda há um longo caminho a percorrer. O GENIE assume este compromisso, promovendo a sensibilização sobre a encefalite em Portugal, com um foco especial nas encefalites autoimunes.