Dia 22 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial da Encefalite. Este dia foi criado pela Sociedade da Encefalite, The Encephalitis Society, em 2014, com o propósito de aumentar a consciência global sobre esta doença.
De forma a assinalar a data existe a iniciativa #RED4WED que integra a missão da associação Encephalitis International (sedidada no Reino Unido) e que consiste na iluminação a vermelho de edifícios e locais emblemáticos em todo o mundo como forma de chamar a atenção para a encefalite, uma doença que ainda permanece relativamente desconhecida pela sociedade, em comparação com outras condiçoes neurológicas.
Em 2023, a iniciativa permitiu a iluminação de mais de 200 edifícios/ locais emblemáticos em todo o mundo, incluindo as Cataratas de Niagara, a CN Tower, o Sydney Olympic Park e as Picadilly Lights, em Londres.
Em 2024, a Universidade de Coimbra junta-se à #RED4WED, iluminado a sua Torre e contribuindo para a consciencialização sobre esta condição neurológica, cuja prevalência está a aumentar, não só em Portugal, como no resto do mundo.
De relembrar que o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC tem investigação a decorrer na área das encefalites, particularmente em encefalite de origem autoimune.